Sobre

O projeto de extensão “Leituras d’O Capital” nasceu a partir de uma iniciativa espontânea e não formalizada de alunos e professores do curso de Direito da UFPR que, em 2014, reuniam-se sob a denominação de “Círculo Marx”, a fim de estudar e entender a obra O Capital de Karl Marx. Entretanto, o grupo enfrentava dois obstáculos: (1) dificuldades na alocação de espaços para as reuniões; (2) necessidade da presença de especialistas para dirimir dúvidas advindas das leituras e prover o grupo de um panorama histórico e teórico mais amplo da obra. 

Com o intuito de sanar estas dificuldades o grupo formalizou-se como projeto de extensão, funcionando regularmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, entre 2016 e 2020, sob coordenação do Prof. Geraldo Augusto Pinto e colaboração técnica dos professores Francisco Paulo Cipolla e Dayani Cris de Aquino da UFPR, além de outros membros da equipe. Com o objetivo de incorporar mais especialistas na obra e alcançar o público interno das Ciências Humanas, inexistente na UTFPR, a coordenação do projeto optou por migrar o projeto para UFPR, a partir de 2021, sob a coordenação da prof.ª Dayani Aquino.

O projeto propõe a construção de um espaço qualificado de interlocução entre especialistas e interessados/as na obra de Karl Marx e de Friedrich Engels – neste caso, especificamente os livros que compõem “O capital: crítica da Economia Política”, de Karl Marx, um clássico das Ciências Humanas e leitura obrigatória na formação superior em várias áreas do conhecimento.

A ação constitui-se de oficinas de leituras dirigidas da obra “O Capital: crítica da Economia Política”, por meio da participação de docentes, pesquisadores e especialistas na temática, junto ao público interessado. A cada encontro, um ou vários capítulos são explanados por um membro da equipe e em seguida abre-se o debate com os participantes.

Os encontros são abertos a toda comunidade (interna e externa à universidade), sem limite de idade e sem exigência de formação prévia. Os participantes que comparecerem à 75% dos encontros recebem o certificado do curso. Mas aqueles que desejam participar de encontros para debater capítulos específicos também são bem-vindos.

Rolar para cima